domingo, 20 de setembro de 2009

Mais de USP...

Andei tempos atrás escrevendo alguns posts sobre a situação da Universidade de São Paulo por conta da greve que ocorreu no primeiro semestre desse ano e da repressão da polícia militar a uma manifestação de estudantes e funcionários que ocorria dentro do campus da capital.

Não é novidade que a USP é sempre notícia nos jornais, uma vez que ela é a instituição universitária "menina dos olhos" das elites e classes médias paulistas. Entretanto, são poucos os textos que abordam questões universitárias de forma sistemática, séria e longe das afirmações vazias do senso comum, sensacionalistas vindas da mídia ou glamourosas/nostalgicas feitas por gente desavisada sem pé na realidade e no presente.

Para quem está interessado no assunto e busca um estudo sociólogico sério sobre um aspecto desse universo, vale a pena comprar e ler o livro USP Para Todos? (Musa Editora/FAPESP, 2009) de Wilson Almeida (meu ex-colega de graduação e pós). O autor é doutorando em sociologia na USP e o trabalho é baseado na sua dissertação de mestrado defendida em 2007 (clique no flyer ao lado para ter uma resolução melhor). O lançamento está marcado para a próxima sexta, 25/9, a partir das 18:30 horas, na Casa das Rosas, Avenida Paulista, 37, SP.

Apareça para tomar um vinho, comprar o livro e conhecer o autor!