domingo, 13 de dezembro de 2009

Revista Sankofa


Meus amigos Flávio Thales e Mury Barbosa (ambos pós-graduandos em história pela Universidade de São Paulo - USP) acabam de fechar mais uma edição de Sankofa, uma revista acadêmica voltada para discussões sobre relações raciais, estudos afro-brasileiros, africanos e diáspora africana na área de história.

A revista encontra-se no seu quarto número e essa edição conta com vários artigos interessantes dentre os quais destaco uma entrevista com meu ex "chefe": Antonio Sérgio Alfredo Guimarães.  O "chefe", como carinhosamente o chamo, é professor do departamento de sociologia da USP, um dos maiores especialistas na área de sociologia das relações raciais no Brasil e foi meu orientador no mestrado. A entrevista é curta, mas interessante e esclarecedora para aqueles que procuram uma discussão sobre cotas e ação afirmativa mais elevada do que o reducionismo vulgar de figuras do tipo de Ali Kamel e Demétrio Magnoli.

Os outros artigos são também uma ótima pedida para professores de ensino fundamental e médio em busca de material sobre a população negra a ser usado em aulas de história, artes, geografia e outras disciplinas.

Enfim, acessem e comprovem. A revista pode ser baixada em PDF.

Muita Paz!