domingo, 17 de janeiro de 2010

Inquérito Sobre Blogs, Começando Pelo Meu...

http://www.terraviva.com.br/G-100/images/calendario.jpg

Creia, blogs são chatos e narcisistas por natureza. Quer algo mais fútil do que blog de celebridade? "Ontem fui numa recepção em minha homenagem no Fasano. Gente, foi tão legal! Obrigado a todos que compareceram, viu? Eu amo muito vocês!" Urgh!... Tem também aquela mensagem clássica cheia de fotos mal tiradas num celular: "O show foi mó vibe, só gente bonita! Obrigado povo de Tabatinguéra do Arraial!"... Entretanto, há maneiras de tornar blogs mais digestivos, desde que não sejam de celebridades meio sem cérebro (a esses, recomendo o Twitter). Lia poucos (ou nenhum!) blogs antes de iniciar o meu e caso alguém me perguntasse o que eu achava deles a uns dois anos atrás, eu responderia sem pestanejar: "chatos", "sem graça" e, de forma triunfante arrematava, "PERDA DE TEMPO".

Mordi a língua em agosto de 2008 ao abrir o NewYorKibe. O motivo para tal atitude foi o mesmo de milhares de pessoas que abrem blogs diariamente: a mudança para uma cidade estranha de um país com língua e cultura diferentes da minha e, ao mesmo tempo, a possibilidade de manter contato com o/as amig@s. Taí, um ano e meio e um pouco mais de 200 posts, 100 seguidores e mais de 5000 visitas registradas pelo Blogspot (ok, todo mundo sabe que não ele registra xeretadas rápidas que eu pego no Stat Counter). O blog sofreu uma mudança radical nessa semana e isso é fruto do trabalho de minha amiga Mila Félix que fez vários trampos tipo navegar na Internet atrás dessa imagem do artista e ex black panther Emory Douglas, ficar me perguntando o que eu queria colocar aqui e ali, dar idéias e agüentar minhas viagens e rabugice. Milíssima fez um ótimo trabalho deixando o layout mais clean o que facilita a leitura, já que o que realmente importa aqui mesmo são os textos e algumas imagens (que às vezes somem, pois só arrasto as mesmas e não as salvo em meu computador). Se você tá precisando de um webdesigner entra em contato com a negona que ela manda super bem!

http://www.kaushik.net/avinash/wp-content/uploads/2007/08/to_blog_or_not_to_blog.jpg

Muita gente deve se perguntar para que serve um blog. A resposta é simples: nada. Tem blog pessoas que gostam de ESCREVER sobre assuntos que dominam (ou não!) e dar palpites sobre outros tantos que não tem a mínima idéia do que se trata.  O NewYorKibe não é diferente! Sou um cara burro cercado de gente e amig@s inteligentes e me sinto um dos sujeitos mais sortudos da face da terra por conta disso. Não estou brincando quando digo isso. Quer diminuir o seu nível de ignorância? Basta fazer duas coisas: 1) ler e 2) cercar-se de pessoas interessantes e sacadas.  Aquilo que aprendo com meus amigos e minhas leituras entra no blog. Como já perceberam, o que dá certo fio condutor aos posts são as várias identidades do bonitão aqui: preto, maloqueiro, ex-rapper, ex-office boy, ex- vendedor de parafusos, ex-metalúrgico, ex-uspiano, ex-cruspiano, ex-morador da Vila Madalóca e aprendiz de sociólogo.

Dicas. Caso você esteja prestes a abrir um blog faça um favor aos seus amigos e leitores (possivelmente os dois são os mesmos), ESCREVA TEXTOS PENSANDO E FACILITANDO O TRABALHO DE QUEM VAI LER! Acho que esse é um ponto fundamental que muitas pessoas se esquecem quando abrem um blog. Apesar de estar na Internet, você não está conversando no messenger onde todos os seus amigos sabem o que significa  ...lol... (laughing)  ou ...brb... (be right back), então evite as abreviações. Seja rigído com seu português. Escreve bem quem lê e escreve todo dia, mas, ao mesmo tempo, é crítico com o que lê e escreve. Já dizia muito corretamente o negrão sangue no zóio Frederick Douglas (1818-1895) há mais de cem anos atrás, "sem esforço não há progresso", trutão! E como diz Howard Becker, sociólogo norte-americano, a escrita é uma forma de pensamento, consequentemente, quem escreve mal ou não é muito claro demonstra um pensamento pouco organizado, right?!

 http://blogs.worldbank.org/files/governance/image/blog%20board.jpg

COLOQUE UMAS IMAGENS NO BARATO. Já ouviu aquela máxima de uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois é, não concordo inteiramente com a parada, mas vale a pena incrementar os posts com umas imagenzinhas legais. Deixa bonitinho e a leitura feita menos cansativa.

LEMBRE-SE, VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO UM POST NÃO UMA TESE DE DOUTORADO. Não tem coisa mais chata do que pegar uns blogs no maior estilo Bourdieu ou Florestan Fernandes, ou seja, textos imprenetráveis que você precisa gastar horas tentando interpretar e o que o trabalho nunca é feito sem a ajuda de dois dicionários (um comum e outro sociológico). O seu blog é público e qualquer pessoa, seja qual for o nível educacional, deve estar capacitada a lê-lo. Então pare de bancar o espertão que acha que ser inteligente é falar em jargão!

POSTE COISAS COM REGULARIDADE! Nada pior para matar um blog do que postagens mensais, bimestrais ou semestrais.


SEJA CORTEZ COM SEUS LEITORE/AS MESMO QUE ELES DISCORDAM DE VOCÊ!

DESENCANA DE GANHAR GRANA COM BLOGO máximo que rola é dar mais visibilidade para o seu trabalho ou outra atividade que você tenha o que, num segundo momento, pode até viabilizar propostas de trabalho e/ou grana.

ESCREVA SOBRE ALGO QUE GOSTA, LHE DÁ PRAZER DISCUTIR E SEM OBRIGAÇÃO!

Para terminar, vale esclarecer que o escrevo aqui na NewYorKibe é somente 30% das idéias de post ou dos vários textos que estão rascunhados no arquivo do blog. Há tempos estou para escrever sobre a série mais legal da TV norte-americana nos últimos tempos The Wire, minha sugestão de rolês e compras pelo Harlem, a aula que assisti com Jürgen Habermas,  Judith Butler e Cornel West, a conferência de meu professor Terry Williams na Columbia University falando sobre etnografia e sexo em NYC, o estado penal de Loïc Wacquant, a sociologia de Bourdieu, o processo de gentrification do Harlem que o está transformado num bairro branco, os cremes de clarear a pele usados por homens e mulheres negros nos EUA e oferecem riscos a saúde, os vários livros que li e deveria ter resenhado para a seção Estante de Maloqueiro, a entrevista dada por Mano Brown à revista Rolling Stone Brasil, o documentário de Chris Rock Good Hair (2009), o disco do sambista paulistano Rodrigo Campos dentre outras coisas, mas infelizmente não dá tempo. Mas enfim, qualquer hora sai...

Obrigado pela leitura e apoio ao blog!


Muita Paz e Mais Uma Vez Obrigado Mila Félix Pelo Trampo...