segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cigarrinho e Breja com Jesubaldo!

Imagem de Jesus Cristo segurando um cigarro e uma lata de cerveja ilustrado no livro-texto

Sou um novo homem! Não, não encontrei Jesus... Na verdade fiz no último sábado, 20/2, meu exame de 8 horas de duração e tenho no momento "meia" sensação de dever cumprido ("meia" porque falta o resultado!).  Sendo assim, estou liberado para voltar a escrever no NewYorKibe sem peso na consciência por estar gastando um tempo que poderia estar estudando. No sábado à noite dividia umas Brooklyns - cerveja novaiorquina - com meu amigo Frank Hurley que também havia feito o dito cujo do exame e meu truta agia como se fosse uma criança que havia chegado ao final do ano escolar. "Shit man, I am so happy I don't need to study anymore!", dizia ele.  Bem, não é para tanto, mas que estou me sentindo mais leve, ah isso estou!

Pois bem, vamos mudar a conversa. Você se lembra daquele rap antigaço, mais conhecido como o rap do xerere? "Eu tava lá na esquina fumando um cigarrinho ko chegado/Chegou uma baratinha rapidinho me levou pro delegado..." Pois é, nosso truta Jesus entrou na roda lá na India sendo retratado na balada de breja (ruim, diga-se de passagem, pois a lata parece ser de Budweiser) e cigarrinho na mão. Okay, para não usar nome santo em vão e cair em sacrilégio (não quero queimar no fogo do inferno!) chamaremos o nosso amigão aí de cima de Jesubaldo. A imagem apareceu num livro didático (não estou de sacanagem, leia a parada AQUI ) da terrinha de Gandhi (1869-1948) e gerou indignação na comunidade católica. Compreensível, afinal, essa não é a melhor maneira de representar um ícone religioso pra molecada. Entretanto, tá difícil de Jesus ter sido esse sujeito loiro e olhinhos azúis aí, né não?

Pois é, no Brasil dos anos 1950 os ativistas negros Abdias do Nascimento e Guerreiro Ramos (1915-1982) criaram polêmica ao promover um concurso através do Teatro Experimental do Negro (TEN) que premiaria a melhor imagem de um Cristo Negro. A rapaziada ficou "P" da vida com os dois intelectuais que visavam questionar a imagem de um Jesus europeizado. Vendo essa imagem de Jesubaldo, resolvi dar uma fuçada aqui na santa web para ver os Jesus negrões que achava. Vai vendo aí...

Começamos com um Jesus negrão black power saído direto das quebradas do Harlem nos anos 1960...

http://hesedweemet.files.wordpress.com/2009/11/290px-negrojesus.jpg

Passamos então a outro Jesus negrão boa praça, mas vindo do Caribe, Jamaica para ser mais preciso, com direito a dreadlocks...

http://craiglaurancegidney.files.wordpress.com/2009/07/blackjesus.jpg

Outro Jesus negrão de dreadlock mas desta vez sem camisa (com outras imagens menores de seu martírio), sexy demais para uma igreja, não ladies???

 http://img.photobucket.com/albums/v21/trae_z/Black-Jesus-birth-death-etal.jpg

 Esse aí debaixo é um Jesus mais conservador na apresentação, estilo negrão classe média que trabalha como advogado...

 http://www.southdacola.com/blog/wp-content/uploads/2008/11/b_black_jesus.jpg

Outro Jesus rastaman, a maneira preferida de retratar os bêlo comprido do Jesus "Zorópa", desta vez carregando a coroa de espinhos...

http://sathyasaibaba.files.wordpress.com/2008/07/blackjesus.jpg

E, finalmente, meu Jesus negrão predileto, na mais pura versão soulman Isaac Hayes (1942-2008) com óculos escuros na cara e de boca aberta ensaiando uma canção de amor...

blackjesus.jpg black jesus image by xXnickdonXx

Jesus pode não ter sido um irmão de cor, mas que é divertido imaginá-lo assim, ah é isso é!

Muita Paz!