segunda-feira, 12 de abril de 2010

Uppity Niggers e Negr@s Metid@s!

 http://iknowtheledge.com/images/jay-z.jpg

Se nos EUA existe a categoria dos uppity niggers no Brasil há a classe d@s negr@s metid@s! Explico-me... O termo uppity nigger (crioulo arrogante) é uma expressão utilizada para se referir a negr@s que passaram por um processo de ascensão social e fazem questão de deixar isso claro através de um estilo de vida baseado em ostentação, consumo conspícuo de grifes famosas, carros de luxo, restaurantes caros, casas sofisticadas além de uma atitude de desdem em relação aos brancos. Nesse último aspecto, o uppity nigger pode ser tanto um novo pretão/pretona ric@ como alguém proveniente das tradicionais elites negras norte-americanas.

 http://deceiver.com/wp-content/uploads/2008/09/diddy.jpg

Um dos afro-americanos que mais recebeu a qualificação de uppity nigger foi o boxista Cassius Clay (fotinha abaixo) uma vez que o campeão mundial de boxe por várias vezes desafiou a sociedade norte-americana nos anos 1960 e 1970 através de declarações controvertidas, se convertendo a Nação do Islã, ocasião em que mudou seu nome para Muhammad Ali (visite o site dele AQUI), andando acompanhado e tendo como conselheiro um negão sangue no zóio conhecido por Malcolm X (1925-1965) e se negando a ir lutar na Guerra do Vietnã o que lhe rendeu uma sentença de cinco anos de cana (revogada em 1971) e acusações de anti-patriotismo. Entretanto, as atitudes arrogantes de Ali eram atenuadas por seu carisma que fascinava tanto negros como brancos. Outro uppity nigger, o jazzista Miles Davis (1926-1991), era famoso por realizar suas apresentações de costas para o público majoritariamente branco. Atualmente, atitudes uppity podem ser observadas no comportamento de alguns rappers e magnatas negros como Diddy (ex Puff Daddy, ex P. Diddy, ex Sean "Puff" Combs, fotinha acima) ou o nego véio de Dona Beyoncé Knowles, o beiçudão cheio do din din Jay-Z ou Jigga (pros mais chegados) cujo nome de pia é Shawn Corey Carter.

 http://shcollective.com/blog/wp-content/uploads/muhammad_ali_versus_sonny_liston1.jpg

O alter-ego do uppity nigger é o negro Uncle Tom (negro Pai Tomás), negr@ subserviente aos brancos. Esse último termo foi popularizado através do romance abolicionista Uncle Tom's Cabin (A Cabana do Pai Tomás) de autoria de Harriet Beecher Stowe e lançado num distante 1852.  Lembrando sempre aos desavisados que nigger é a maneira pejorativa que brancos se dirigiam aos negros nos EUA. A palavra sofreu um processo de inversão diacrítica pela geração hip-hop, ou seja, passou de negativa a positiva na forma que jovens afro-americanos e latinos se referiam uns aos outros no tratamento cotidiano dos guetos e nas letras de canções de rap Entretanto, há muita controvérsia sobre quem pode e não pode fazer uso da N-Word, maneira pela qual o termo é chamado nos redutos mais puritanos, conservadores ou politicamente corretos.

 http://www.sonofthesouth.net/slavery/african-american-art/uncle-tom-cabin.jpg

Mas no Brasil temos o similar do uppity nigger que é a categoria d@ negr@ metid@, ou seja, @ pret@ metido à besta. Num país de tradição católica como o nosso arrogância e ostentação nunca devem ser explicitadas e são interpretadas como atitudes negativas e indesejáveis. O tipo ideal é aquele que vence na vida, recebe o prestígio que lhe é devido pela sociedade e ainda mantem uma atitude serena de humildade.  Contudo, no caso dos negros isso cria uma inversão interessante uma vez que o imaginário de pobreza, feiúra, ausência de capital simbólico/cultural, sofisticação que se associa a essa população faz com que as pessoas que contrariem essas imagens não raro sejam classificadas como negros/negras metido/as. E falo isso de experiência própria: quantas vezes não fui chamado de "neguinho metido" por pessoas que nem haviam trocado sequer uma palavra comigo. Talvez a figura que melhor represente o negro metido ou mascarado no Brasil tenha sido o cantor carioca, retratado na foto abaixo, Wilson Simonal (1938-2000) antes do ostracismo que foi alvo dos anos 1970 até sua morte.

 http://userserve-ak.last.fm/serve/500/17201027/Wilson+Simonal++8.jpg

Daí eu pergunto: que tipo de negão/negona você é?

 http://us.st11.yimg.com/us.st.yimg.com/I/yhst-62376181940235_1999_9731023

Pra tirar uma onda, inspirado na camiseta de minha amiga afro-americana (Uppity Negress) da grife Uppity Negro (visite o site AQUI) vou mandar fazer uma na versão adaptada para o português: "Cuidado: Negão Metido!". Quero ver quem vai comprar e usar... Eu vou, já me chamam de "NEGUIM METIDO" mesmo... :)

http://us.st11.yimg.com/us.st.yimg.com/I/yhst-62376181940235_1999_2007039

Muita Paz e Boa Semana!