terça-feira, 1 de junho de 2010

Estou Virando Gringo!

"Exaustão", eis a palavra que melhor define a situação de estudantes de pós-graduação nessa época do ano nos EUA e, logo, me incluo nesse grupo. O semestre acabou a quase duas semanas, mas ainda rola um cansaço exagerado como resultado dos últimos esforços para passar noites em claro lendo e relendo artigos ou livros para escrever os malditos papers. O processo é sempre estressante uma vez que o último dia de aula do curso é a data de entrega do trabalho final, o famoso paper. Geralmente eles variam entre 15 e 20 páginas, professores mais exigentes estabelecem entre 20 e 30 páginas e os mais antenados com informática, e portanto já espertos com as técnicas utilizadas por nós para ganhar duas ou três páginas de lambuja, estabelecem em vez de laudas número de palavras.

http://www.fabianlazarte.com/pics/gringos.png

O que acontece, então, é que o período de duas semanas que antecede o término do semestre e conhecido como finals por concentrar a maioria dos exames e trabalhos finais é uma prova de resistência: biblioteca cheia, corrida contra o tempo e noites mal-dormidas acompanhadas de má alimentacão, mau-humor e estresse. A academia vai pro espaço e Misters Big Mac e Ronald MacDonalds tornam-se seus melhores amigos no rango da madrugada além da ingestão em grandes quantidades do "pretinho gostoso": café. Mas assim que terminam as finals vem o final do ano e podemos comemorar loucamente relaxando e tomando uma cerveja. É nesse ponto que digo que estou virando gringo, final de ano para mim agora rola entre maio e junho, ou seja, o final do ano letivo nos EUA. Tudo é muito parecido com o Brasil uma vez que o verão chega, tomo mundo entra na marcha lenta e as ruas são inundadas por homens e mulheres usando shorts ou bermudas, chinelos, sandálias e todos os outros apetrechos de primavera/verão. Me sinto gringo, pois agora acho que o "ano" acaba no "meio do ano".

Tô cansado e com sono, mas ainda tenho que terminar de fazer as malas dispostas bem a minha frente. E fazer mala é pior do que sofrer tortura do tipo ter o cabelo pixaim embaraçado penteado por um pente flamengo. Ninguém merece! Entretanto, em menos de seis horas voarei para o país do futebol em mês de copa do mundo e tentarei, ao menos nesse período, ser menos gringo torcendo para a seleção canarinho.

Muita Paz!