sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Just for Kicks e NY77

 
 

Para quem gosta de documentários e cultura pop vale a pena assistir dois filmes bem interesantes intitulados respectivamente de Just for Kicks (2005) e NY77: The Coolest Year in Hell (2007). A primeira película explora a relação dos tênis com a "cultura" hip-hop e o mundo das grandes corporações. Filmado em NewYork, Portland, Los Angeles, Paris e Londres os diretores, Thibaut de Longeville e Lisa Leone, entrevistaram colecionadores de tênis, b-boys, DJs e rappers pioneiros do hip-hop, designers, artistas e publicitários no sentido de explorar como os tênis se tornaram alvo de desejo e até mesmo obsessão com a ascensão do hip-hop. Lembrando que o termo "kicks" é a gíria usada para se referir aos "sneakers" (tênis).  O filme foi exibido em São Paulo em 2007 numa mostra de filmes relacionados ao hip-hop e organizado pelo SESC. Quem perdeu pode ser assistir ao filme por inteiro nesse link AQUI, mas vai ter que gastar o inglês, pois não há legendas em português! Um testemunho: no início dos anos 1990 na saída de um baile quase me meteram um cano na cara por conta do meu par de Nike Air Max (que eu havia trabalhado um mês e meio para comprar!) e só posteriormente, através desse filme, vim a descobrir que isso ocorria não só em São Paulo, mas em New York Shit!!! também...

 blackout

O segundo filme, NY77: The Coolest Year in Hell, dirigido por Henry Corra, é um documentário sobre o blecaute ocorrido em 1977 na Big Apple. Naquele ano New York Shit!!! vivia um dos seus verões mais quentes de toda a história. Uma onda de calor arrebatou a cidade por 10 dias e a temperatura chegou aos 40 graus. O apagão teve início às 9:34 da noite de 13 de julho e se estendeu até às 10:39 da noite do dia seguinte. 1000 incêndios foram registrados, 1600 lojas foram danificadas e/ou saqueadas e 3700 pessoas foram presas. Na fotinho aí de cima, publicada no New York Times da época, é possível ver a negrada em BedStuy, Brooklyn, fazendo a festa levando para casa o que dava para carregar. Bairros desde o East Harlem, Manhattan, até Bushwick, Brooklyn, foram devastados. Posteriormente, autoridades chegaram ao cálculo que o prejuízo com o apagão girava em torno de 300 milhões de verdinhas.

 

1977 também  já  serviu de mote para o filme de Spike Lee, O Verão de Sam de 1999. O documentário de Corra, por sua vez, explora esses fatos históricos como um pano de fundo para falar de várias outros acontecimentos que rolavam pela cidade naquele verão como a caça realizada pela polícia de um serial killer conhecido como Son of Sam (Filho de Sam), o nascimento da "cultura" hip-hop e da cena punk na cidadea onda disco além da crise econômica e pobreza que abatiam a cidade. São entrevistados em NY77 figuras na pegada de KRS-One, Grandmaster Caz, Afrika Bambaata entre outros jornalistas, escritores e artistas. Assista um trecho do filme logo abaixo:



Muita Paz!