segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dá-lhe Leci!

 

Tiririca foi o candidato a deputado federal mais votado nas eleições de 2010 com 1 milhão e 300 mil votos. Esse fato causou desde risos a decepção em certas pessoas, algumas críticas resvalaram o preconceito uma vez que o artista é analfabeto ou semi-analfabeto (na verdade, toda a polêmica atual sobre a sua elegibilidade gira em torno desse ponto), nordestino e oriundo das classes populares. De minha parte, não votaria em Tiririca (estou em New York City e justifiquei meu voto). Faria isso não pela pessoa que ele é ou por conta sua profissão e origem, mas por outros motivos. O principal seria relativado ao discurso utilizado na sua campanha o qual desqualificava a política em si ("Vote em Tiririca, pior que tá não fica!"). Contudo, é preciso fazer uma análise mais minuciosa do que a presença de figuras famosas e geralmente relacionadas ao mundo artístico e do entretenimento tem significado para a vida política e pública do Brasil. Adoraria ler uma tese de mestrado ou tese de doutorado que acompanhasse a trajetória política de cantores como Frank Aguiar e Aguinaldo Timóteo e, futuramente, do palhaço Tiririca.

 

Por outro lado, fiquei muito contente ao saber que Leci Brandão, sambista e personalidade engajada em várias causas políticas, foi eleita deputada estadual em São Paulo pelo PC do B. Acho que essa é uma vitória conjunta para a população negra, as mulheres e o samba. Assista AQUI um vídeo em que a cantora é entrevistada por jornalistas do Estadão.

Dá-lhe Leci! 

Muita Paz e ótima semana para tod@s!