terça-feira, 22 de março de 2011

No! The Rape Documentary e Rape New York

Caso você estiver em New York City na próxima terça-feira, 29 de março, sugiro que tente assistir a exibição e discussão do documentário No! The Rape Documentary (2008), filme escrito, dirigido e produzido por Aishah Shahidah Simmons (foto abaixo), sobrevivente de estupro e incesto. A película discute a dolorosa, silenciosa e pouco debatida problemática do estupro contra mulheres negras dentro da comunidade afro-americana. Visite o site do filme clicando AQUI A exibição e o painel de discussão ocorrerão na BRSC's Skylight Gallery (1368 Fulton St, Brooklyn, NY 11216) das 18:30 às 21:00 horas.

Para quem tem interesse no tema vale também ler o livro de Jana Leo, Rape New York (2011). No livro Leo, de origem espanhola, relata a sua experiência de ter sido estuprada no Harlem em 2001 pouco depois de ter concluído sua pós-graduação em Princeton e ter se mudado para New York. Li o livro recentemente e tive o prazer de assistir a autora discutindo sua obra em um dos cursos que atualmente faço na New School com o professor Terry Williams. Leo, que é formada em arquitetura e filosofia, traça um interessante e doloroso relato de todas as fases do crime que foi vítima (o estupro em si, a investigação, o processo, a captura e condenação do estuprador e do proprietário do imóvel que ela morava à época do crime) além de estabelecer relações entre pobreza, espaço físico, criminalidade e estupro para evidenciar como esse tipo de violência simbólica, física e psicológica contra mulheres, por mais horrendo que possa parecer, é relativamente tolerado na dinâmica da sociedade capitalista que acaba tornando ''legítimo" a apropriação de corpos femininos.
 
A propósito, vale lembrar que os Estados Unidos é o país com o maior número de casos de estupros anuais sendo seguido pela África do Sul em segundo lugar (dados das ONU de 2002, ver AQUI).  Outro ponto interessante é que cada vez mais aumenta o número de homens que assumem que foram vítimas de estupro ou abuso sexual seja quando ainda crianças ou adultos. Sobre o tema, vale a pena ler o livro de O'Brien Dennis The Cries of Men: Voices of Jamaican Man Who Have Been Raped and Sexually Abused (2005). Por fim, assista o trailer de No! The Rape Documentary logo abaixo.

Muita Paz, Muito Amor e Diga Não a Toda Forma de Violência!