quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Professor Derrick Bell (1930 - 2011)

 
 
Não vou falar de Steve Jobs (1955-2011), pois é covardia concorrer com os grandes jornais. Sem dúvida que o cara foi a grande figura do mundo dos negócios e tecnologia nos últimos 10 anos e, de alguma forma, mudou a forma como vivemos. Entretanto, ontem também faleceu nos EUA uma grande figura do movimento pelos direitos civis e do mundo acadêmico afro-americano: Derrick Bell (1930-2011). Bell (foto acima), assim como Jobs, foi vítima de câncer e faleceu num hospital da região Upper West Side de Nova York ontem à tarde. Ele foi o primeiro negro a receber um cargo vitalício de professor no curso de direito da Harvard University e, posteriormente, tornou-se o primeiro diretor da escola de direito da mesma instituição acadêmica. Mas Bell ficou também conhecido por seu ativismo, por rejeitar cargos de prestígio em favor de seus posicionamentos políticos e por ser um dos percusores do que viria a ser conhecido como critical race theory: um conjunto de estudos, inicialmente desenvolvidos na área do direito, que evidencia como o racismo é parte integrante da engrenagem de funcionamento de várias instituições.

Uma faceta interessante da perspectiva elaborada por Bell é o uso de "storytelling", ou seja, o uso de parábolas ou histórias para exemplificar ou reforçar pressupostos teóricos.  Mas isso ocorreu lá pelos anos 1970, muito antes que livros como It Was Like a Fever: Storytelling in Protest and Politics (2006), da professora de sociologia na University of California, Irvine, Francesca Polleta, fossem lançados evidenciando os usos políticos desse método que se disseminariam na política e no ativismo.

Nos anos 1990, o público americano não acadêmico teve um contato mais íntimo com o trabalho de Bell. O filme Cosmic Slops, produzido e lançado por um canal de TV em 1994, é uma trilogia de três pequenas histórias. A primeira delas é "The Space Traders", baseada num conto do livro Faces at the Bottom of the Well: The Permanence of Racism (1992) de autoria de Derrick Bell. Nela o autor descreve alienígenas que visitam o planeta e fazem uma oferta aos EUA: ouro suficiente para sanar o dívida nacional, uma porção química mágica que limparia céus e rios poluídos do país e uma ilimitada fonte de energia limpa e segura para substituir as já escassas reservas de energia da América. Em troca disso tudo, as criaturas pedem por apenas uma coisa: tomar posse de toda população negra dos EUA, que seria levada para o espaço. O governo norte-americano resolve convocar um referendo público para decidir sobre a oferta e... Veja o desfecho da história no filme que pode ser assistido por inteiro clicando neste link AQUI.  Lembrando que o título da película é baseado numa canção homônima do músico de funk George Clinton de 1973.

Um obituário mais completo de Bell, publicado pelo New York Times, pode ser lido AQUI.

Derrick Bell, rest in peace!