terça-feira, 8 de outubro de 2013

"and that's your time": THEESatisfaction


Há um bom tempo que não escrevo por aqui. Mudanças mil. Volta ao Brasil, trabalho de campo para o doutorado em São Paulo, refúgio/castigo em Limeira, dificuldades e processo de leitura e escrita. Enfim, vida! Mas o motivo para voltar a escrever é uma notícia boa: o lançamento de uma nova mixtape do duo feminino de rap THEESatisfaction (foto acima).

Essas duas garotas oriundas de Seattle (sim, a cidade na qual surgiu o grunge nos anos 1990 e que nos premiou com a banda Nirvana) são uma grande novidade na cena alternativa do hip-hop norte-americano. Elas são descoladinhas, meio hipsters (no bom sentido!), lésbicas e fazem um som com inspiração nos anos 1980. Ano passado assisti o show delas numa casa em Williamsburg, Brooklyn, NYC, e adorei! O primeiro álbum delas saiu ano passado e leva o título de awE naturalE. Das treze faixas desse disco minhas preferidas são Bitch, QueenS (cujo videoclipe que segue logo abaixo é uma espécie de celebração ao amor gay/lésbico), Existinct e Sweat (um dos samplers usados nessa faixa lembra muito música brasileira). As faixas God e Enchantruss contam com a participação de Ishmael Butler aka "Palaceer Lazaro"; ele foi um dia "Butterfly" do clássico grupo de jazz-rap dos anos 1990 Digable Planets e agora lidera o grupo alternativão Shabazz Palaces.



Depois de awE as garotas lançaram mixtapes em homenagem as suas maiores influências: THEESatisfaction Loves Anita Baker (outubro de 2012) e THEESatisfaction Loves Erykah Badu (janeiro de 2013). Delas destaco a faixa Cabin Fever Sweet (Live on the Radio K) que tem um sampler maravilhoso da canção Sweet Love, hit dos anos 1980 na voz de Anita Baker. Confira o som no videoclipe abaixo. Na vasta produção das garotas há ainda as mixtapes That's Weird (novembro de 2008), Snow Motion (agosto de 2009), Why We Celebrate Colonialism (novembro de 2009), THEESatistaction Loves Stevie Wonder Wonder Why We Celebrate Colonialism (julho de 2010), THEESatisfaction LIVE on KEXP Street Sounds (fevereiro de 2010), as faixas Icing (novembro de 2009) e Astronomical Warfare (outubro de 2009) e os álbuns digitais Transitions (novembro de 2010), Sandra Bollocks Black Baby (março de 2011) e o lançado hoje and that's your time



As letras das garotas são engajadas versando sobre sexualidade, racismo, gênero, desigualdades sociais e outras paradas. Um detalhe interessante é que elas lançaram duas mixtapes cujos títulos perguntavam "Por que celebramos o colonialismo?" justamente em datas cívicas dos EUA: dia da independência e dia de Ação de Graças.

Enfim, baixe os discos, mixtapes e faixas e curta o som engajado e experimental de THEESatisfaction!

Muita Paz e Muito Amor!